sábado, 9 de maio de 2015


19/09/1970
TEMER SOMENTE A DEUS

P - Os Legionários da Boa Vontade costumam cantar, em todo Brasil: "Pois, se nós não tememos a morte, a quem é que nós vamos temer?" É claro que isso foi inspirado nas palavras de Jesus: Temer só ao Todo-Poderoso. Que nos diz, a respeito, o Espírito da Verdade?

R - Harmonizemos: Mateus, X: 28-31 e Lucas, XII: 4-7.

         Mateus: 28 - E disse Jesus: "Não temais os que matam
         o corpo, mas que não podem matar  a alma.      Temei,
         sim,  Aquele que pode precipitar tanto o corpo  quan-
         to a alma na geena.    29 - Não é verdade que dois pás-
         saros se vendem por um asse?   Pois  nenhum  desses
         cai na terra sem que seja pela vontade  do  vosso  Pai.
         30 - Até  os  cabelos  das  vossas  cabeças  estão  todos
         contados.     31 - Nada temais, portanto: bem mais va-
         leis do que muitos passarinhos".

         Lucas:   4 -   "Eu vos digo: não temais os que  matam  o
         corpo e, depois disso, nada mais podem fazer.  5 - Vou
         mostrar-vos a quem deveis temer: temei Aquele que,
         depois de haver tirado a vida,  tem  o poder de lançar
         na geena; a esse, sim, eu vos  digo,  temei.     6 - Não  se
         vendem cinco pássaros apenas por dois asses? Entre-
         tanto, não há um só deles que Deus tenha esquecido.
         7 - Até os cabelos das vossas cabeças estão contados.
         Portanto, não temais: bem mais valeis do que muitos
         passarinhos.

Apropriando sempre sua linguagem à época e ao estado das inteligências, de modo a impressionar fortemente aqueles a quem falava, Jesus dirigia estas palavras aos seus discípulos para infundir confiança a homens que se atemorizavam com a perspectiva das missões cheias de provas e perigos, que lhes eram confiadas. 

Dizendo-lhes que NÃO TEMESSEM OS QUE MATAM O CORPO, MAS QUE NÃO PODEM MATAR A ALMA, QUE SÓ TEMESSEM AQUELE QUE PODE PRECIPITAR A ALMA E O CORPO NA GEENA, O CRISTO LHES ENSINAVA QUE NÃO RECEASSEM OS HOMENS, NÃO RECUASSEM DIANTE DE NENHUM PERIGO, DE NENHUMA PERSEGUIÇÃO, DE NENHUM ATO DOS HOMENS, MAS QUE TEMESSEM SOMENTE A DEUS.

Dizendo-lhes que dois passarinhos não valem mais do que um asse, que cinco não valem mais do que dois asses, que nenhum deles cai na terra sem ser pela vontade do Pai Eterno, que Deus de nenhum se esquece, e acrescentando que "todos os cabelos das vossas cabeças estão contados, que valeis muito mais do que muitos passarinhos e nada deveis temer", O MESTRE LHES INSPIRAVA A CONFIANÇA SEM LIMITES QUE O HOMEM DEVE DEPOSITAR EM DEUS.

Ele os engrandecia aos seus próprios olhos e lhes fazia compreender que, diante do Senhor, muito mais importância tinham do que essas criaturinhas a cuja existência os homens de então nenhum valor conferiam, ignorantes de que TUDO SAI DO MESMO PRINCÍPIO, POR EFEITO DA MESMA VONTADE SOBERANA. Jesus foi o primeiro a dizer aos hebreus que a onipotente bondade do Senhor vai ao ponto de não descurar a existência de criaturas tão fracas. Preparava-os, por essa forma, para compreenderem que - muito embora o Espírito humanizado seja, como dizeis, o rei da criação - tudo o que se move no Universo, tudo o que existe pela vontade suprema de Deus que, com o mesmo carinho paternal, olha tanto para o oução como para o homem. 

As palavras que dirigia a todos os homens, daquela época e do futuro, vos devem ser explicadas em Espírito e Verdade: pois foi por tomar a letra pelo espírito que a Igreja incorreu em todos os seus erros. As palavras do Redentor objetivaram mostrar ao homem que seu proceder e seus sentimentos DEVEM SER REGRADOS PELA VONTADE DAQUELE QUE PUNE OU RECOMPENSA, DAQUELE CUJO AMOR INFINITO VELA CONTINUAMENTE PELA MENOR DE SUAS CRIATURAS. Elas estabelecem a confiança da criatura no Criador, cuja inteligência ilimitada pousa sobre todos os mundos, distinguindo no seio da massa geral as mínimas particularidades, sem jamais separar estas daquela.

Exprimindo-nos assim, é nosso intento levar-vos a compreender que o olhar do Pai tudo envolve num golpe de vista infinito, sem fazer distinção entre o conjunto do Universo e os milhões e milhões de partículas que o integram. TUDO, MESMO O QUE SE OCULTA NOS ESCANINHOS MAIS RECÔNDITOS, ESTÁ PATENTE AOS SEUS OLHOS E, TODAVIA, SOMENTE O CONJUNTO O PODE TOCAR.

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