sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

24/06/1970
O SEGREDO DAS BOAS OBRAS

P - Antes nós tínhamos medo das opiniões alheias; agora, com a Doutrina do CEU da LBV, sabemos da grande verdade: BASTA QUE DEUS SAIBA, pois Ele conhece tudo! Como o Espirito da Verdade explica o ensino de Jesus sobre a prática das boas obras?

R - Tais palavras estão no seu Evangelho segundo Mateus, VI: 1-4:

         1 - Tende cuidado em não praticar as boas obras diante dos ho-
         mens, para que eles as vejam e vos louvem;   porque assim não 
         tereis recompensa do vosso Pai que está nos céus. 2 - Quando, 
         pois,  derdes  esmolas,   não  mandeis  tocar  trombeta  à  vossa 
         frente,  como  fazem os hipócritas  nas sinagogas  e  nas praças 
         públicas, para serem honrados pelos homens. Em verdade vos 
         digo que já receberam a sua recompensa. 3 - Mas, quando der-
         des esmola, não saiba a vossa mão esquerda o que faz a direita, 
         4 - a fim de que a esmola fique secreta; e vosso Pai que vê o que 
         se passa em segredo, vos recompensará.

Para vós, Cristãos do Novo Mandamento, estas palavras não precisam mais de explicação. 

Aos homens, ainda presos nas trevas do mundo, é que temos de dizer: praticai o Bem PELO DEVER DE PRATICÁ-LO, JAMAIS VISANDO AOS ELOGIOS HUMANOS. Não procureis, sequer, o proveito espiritual que possais tirar das vossas obras. Esforçai-vos por seguir os passos de Jesus; Ele nada tinha a ganhar dedicando-se aos homens. Entretanto, foi bom e caridoso no máximo grau, objetivando unicamente ser útil as criaturas que não o mereciam! 

Procedei sempre assim, evitando os louvores humanos: estes trazem - quase sempre - um veneno sutil que, cedo ou tarde, produz devastações na alma de quem o recebeu com prazer. BUSCAI SOMENTE OS APLAUSOS DA VOSSA CONSCIÊNCIA! E quando ela vos disser no íntimo - Está bem! - ide, cheios de alegria, agradecer ao Pai Celestial o ter-vos concedido meios de obter a sua provação e a sua bênção. QUANTO A RECOMPENSA, ESPERAI-A SEMPRE E SOMENTE DO SEU AMOR. Os Espíritos Bem-aventurados poderão dizer-vos o que ela significa. 

Portanto, que nunca a vossa mão esquerda saiba o que a direita faz, isto é, praticai em segredo tanto a CARIDADE MATERIAL QUANTO A CARIDADE ESPIRITUAL, com as habilidades da inteligência e as delicadezas do coração, tendo por sentimentos exclusivos o desinteresse, a sinceridade, a humildade, o devotamento e o amor. E, sobretudo, lembrai-vos: segundo o Espírito, no pensamento de Jesus, a palavra esmola, que entre vós tem um sentido humilhante, significa, acima de tudo, CARIDADE MATERIAL COMPLETADA PELA CARIDADE ESPIRITUAL.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

  A DOUTRINA DO CEU   P – Qual a Doutrina do Centro Espiritual Universalista da LBV?   R – Ela unifica, neste fim de ciclo, todos os...