domingo, 15 de março de 2015

14/07/1970
OS ÚLTIMOS SERÃO OS PRIMEIROS

P - Toda a Bíblia Sagrada devia ser difundida por todo o mundo à luz do Novo Mandamento. Seria a salvação dessa pobre Humanidade, subjugada pela treva internacional! Como o Espírito da Verdade explica os versículos 23 a 30 do capítulo XIII do Evangelho de Jesus segundo São Lucas?

R - Vamos ler estes versículos: 

         23 - E alguém lhe perguntou: Senhor, são poucos
         os que se salvam? Ele respondeu:    24 - Esforçai-
         vos por entrar pela porta estreita, porque eu vos   
         digo  que  muitos procurarão  entrar e não poderão.

Muitos tentam percorrer a estrada que leva à Casa do Pai; mas, aborrecidos com os obstáculos a vencer, com os esforços a empregar, com os sacrifícios a suportar, param e não vão adiante: SÃO OS QUE NÃO PODEM PASSAR PELAS PORTA ESTREITA. Aquele, porém, que segue a estrada que a sua consciência lhe traçou (não lhe suplantando os conselhos por meio de sofismas e subterfúgios) passará facilmente pela porta, POR MAIS ESTREITA QUE PAREÇA.

Quando se aproximar dela, estará aberta e pronta a lhe dar passagem. Mas dizemos com o Mestre: "Muitos procurarão entrar e não poderão", SÃO OS QUE TENTAM, MAS NÃO PERSEVERAM. A muitos "que são, ou julgam ser, os primeiros", na sua sofreguidão, se aplicam essas palavras de Jesus. Vendo entreaberta a porta, eles se encaminham para ela, mas com o passo incerto, levando consigo o cortejo das impurezas, da fraude e dos velhos vícios que não largam. Por mais que ouçam a palavra de Deus, não avançam espiritualmente: julgam caminhar, mas a estrada sempre se renova diante deles, e a porta novamente se fecha diante dos seus olhos. 

Portanto, aos que hoje vos querem acompanhar, dizei claramente - antes de entrardes nesse caminho árido e pedregoso, despojai-vos de tudo quanto possa estorvar a vossa marcha. Não chegareis nunca, se não fordes conduzidos por uma consciência pura e desinteressada de quaisquer proveitos materiais!

         25 - E, quando o pai de família houver entrado e
         fechado a porta, se - do lado de fora começardes 
         a bater,  dizendo:  "Abre-nos, Senhor",  este  res-
         ponderá: "Não sei de onde sois".

A longanimidade de Deus também tem "seu termo". Quando o Espírito, chamado a progredir na Terra, se obstina a permanecer estacionário, repetindo as suas faltas indefinidamente, sem querer seguir a marcha ascensional da Natureza, não chega ao mesmo tempo que seus irmãos: não pode mais entrar com eles nas esferas dos felizes. Assim, se a obstinação e o endurecimento persistem, o Senhor repele o culpado teimoso para planetas inferiores, ONDE TERÁ DE RECOMEÇAR TUDO, ATÉ COMPREENDER A NECESSIDADE DOS SEU PROGRESSO.

Não dizei, entre vós, que a dor ensina a gemer? Tudo tem um limite nas contingências humanas.

         26 - Se, então, disserdes: "Senhor, bebemos e
         comemos na tua presença, e ensinaste em nos-
         sas praças públicas",    27 - ele vos responderá:
         "Não vos conheço.  Afastai-vos de  mim,  todos
         vós que praticais a iniquidade".

Jesus se refere, claramente, a todos os que, SOB A CAPA DO CULTO QUE PROFESSAM, CONTINUAM A VIVER DE MODO CONDENADO PELA LEI DE DEUS. Não basta intitular-se fiel de uma religião qualquer: é imprescindível praticar as regras da Moral Divina. Não basta dizer "Senhor! Senhor!" - completa o Mestre: é preciso fazer a vontade do Pai que está no céu.

         28 - Haverá pranto e ranger de dentes, quando
        virdes que Abraão, Isaque e Jacó estão no reino
        de Deus, enquanto sois repelidos de lá. 

Estas palavras do Cristo, apropriadas - pela forma da linguagem - aos homens a quem falava, não são alegorias, sob o ponto de vista dos sofrimentos e torturas morais, simbolicamente figurados pela expressão pranto e ranger de dentes. Terão de experimentá-los os Espíritos que, por permanecerem culpados, obstinadamente rebeldes, NO MOMENTO DA DEPURAÇÃO DO VOSSO PLANETA E DA VOSSA HUMANIDADE, SERÃO ENVIADOS PARA MUNDOS INFERIORES.

Tais Espíritos não vão para o degredo sem conhecerem a causa da sua condenação. Porventura condenais alguém sem julgamento? Sim, eles saberão que o endurecimento de suas almas é a CAUSA ÚNICA DE SUAS AFLIÇÕES. Verão o desastre da queda e a extensão da perda que sofreram. Entretanto, a palavra do Mestre lhes dará a esperança, e a visão dos bem-aventurados lhes despertará o desejo de chegarem a ser desse número.

Haverá entre eles pranto e ranger de dentes, MAS NUNCA PERMANENTE, como ensinam aqueles que se julgam representantes de Deus: o Senhor jamais condena sem deixar a porta aberta à reabilitação dos condenados.

Dirigindo-se aos judeus, Jesus falava a Espíritos encarnados dentre os quais ALGUNS PERMANECERÃO CULPADOS NA ÉPOCA DA GRANDE DEPURAÇÃO. Pertencer ao número dos selvagens da Oceania, carecer de inteligência ou de 
ciência, não é o que constitui motivo para ser expurgado. A esses o Senhor concede tempo. O MOTIVO CONSISTE EM SER HIPÓCRITA, CALCULISTA, TRAIÇOEIRO, ORGULHOSO, EGOÍSTA, INVEJOSO, MATERIALISTA, causando a perda das massas populares, arrastando-as para falsos caminhos, caracterizados pela corrupção moral e mental.

Sim, dos que cercavam Jesus, alguns há que estão entre vós, e que terão de progredir em ciência e inteligência, mas que, DESGRAÇADAMENTE PARA ELES, NÃO PROGREDIRÃO EM HUMILDADE E SIMPLICIDADE DE CORAÇÃO. Acreditam possuir tudo, na sua lamentável auto-suficiência; mas, quando chegar a hora da razão, que está próxima, verão a triste nudez das suas Almas.

         29 - Do Oriente e do Ocidente, do Setentrião e do
         Meio-Dia, virão os que poderão sentar-se à mesa,
         no reino de Deus.

Esta é uma alusão nítida feita pelo Cristo, à COMUNHÃO DE PENSAMENTOS E DE CRENÇAS, QUE SE ESTABELECERÁ ENTRE OS HOMENS, NA ÉPOCA DA REGENERAÇÃO. Refere-se, ainda, aos Espíritos que virão de diversos planetas para a Terra, NA ÉPOCA EM QUE JESUS, O ESPÍRITO DA VERDADE, APARECERÁ ENTRE VÓS.  Lembrai-vos de que as palavras do Mestre alcançam, sempre, o presente e o futuro.

         30 - E disse Jesus: eis que serão os últimos os que
         Eram  os primeiros, e  os  primeiros serão  os  que
         eram os últimos.

Muitos se colocaram na frente, entre os primeiros, serão OS ÚLTIMOS A CHEGAR AO FIM, POR NÃO TEREM MARCHADO COM PERSEVERANÇA. Os que confiam em si mesmos, os que julgam marchar com mais segurança e crêem passar adiante de seus irmãos, se verão obstados pela sua própria vaidade e terão, igualmente, retardada a sua marcha. Para o Senhor, nada vale a duração da existência do Espírito. O ARREPENDIMENTO SINCERO E AS VIRTUDES É QUE SÃO TUDO.

Assim, o Espírito que tardiamente entrou no caminho do Bem, mas caminha com humildade e perseverança, pode - NÃO SÓ ATINGIR, MAS ULTRAPASSAR O ESPÍRITO ORGULHOSO - que nenhum esforço faz, mesmo tendo começado mais cedo a sua rota ascensional. 

E, assim, os primeiros serão os últimos, os últimos serão os primeiros, no reino de Deus!




Nenhum comentário:

Postar um comentário

  A DOUTRINA DO CEU   P – Qual a Doutrina do Centro Espiritual Universalista da LBV?   R – Ela unifica, neste fim de ciclo, todos os...