09/07/1970
O PODER DA ORAÇÃO
P - Jesus, no Sermão do Monte, destaca o valor da prece de maneira impressionante. Por isso, o CEU da LBV nos recomenda o cultivo persistente da oração. Como o Espírito da Verdade analisa as palavras do Redentor da Humanidade?
R - Vamos encontrá-las nestas passagens: Mateus, VII: 7-11; Lucas, XI: 5-13.
Mateus: 7 - Pedi e se vos dará; buscai e achareis; batei e se vos
abrirá; 8 - porquanto quem pede recebe, que procura acha, à-
quele que bate a porta se abre. 9 - Qual de vós dá uma pedra
ao filho, quando este pede pão? 10 - Ou, se pedir um peixe, lhe
dará uma serpente? 11 - Ora, se vós, sendo maus, sabeis dar
boas coisas aos vossos filhos, com mais forte razão vosso Pai,
que está no céu, boas coisas dará àqueles que as pedirem.
Lucas: 5 - Disse-lhe ainda: se alguém que tiver um amigo e for
procurar, alta noite, dizendo: "meu amigo, empresta-me três
pães, 6 - pois um de meus amigos, que estava viajando, acaba
de chegar à minha casa e nada tenho para lhe dar". 7 - E o amigo
lhe responde, de dentro de casa: "não me importunes, minha
porta já está fechada e meus servos deitados, assim como eu;
não posso levantar-me para te dar o que pedes"; 8 - se, apesar
disso, o primeiro insistir em bater, eu vos digo que , quando o
segundo não se levante para dar o que lhe é pedido por ser seu
amigo o que pede, se levantará, pelo menos por causa da impor-
tunação, e dará ao outro tudo o que lhe s eja necessário. 9 - Eu
vos digo: pedi e vos dará; procurai e achareis; batei e se vos
abrirá; 10 - porque quem pede recebe, quem procura acha e a
porta se abre àquele que bate. 11 - Se algum de vós pedir pão a
seu pai, este lhe dará uma pedra? Ou, se lhe pedir um peixe, lhe
dará uma serpente? 12 - Ou, se lhe pedir um ovo, lhe dará escor-
pião? 13 - Ora, se maus como sois, sabeis dar boas coisas a vossos
filhos, com mais forte razão vosso Pai, que está nos céus, dará
um bom espírito àqueles que o peçam.
Com estas palavras, jesus punha seus discípulos em guarda contra o desalento que, muitas vezes, nasce de um aparente insucesso. Elas se aplicam, portanto, a todas as gerações, porque a perseverança deve caber a todos. É a perseverança que vos fortifica as resoluções, vos aperfeiçoa as obras, vos dá segurança na fé e vos torna dignos da atenção do Mestre, que concederá aos vossos reiterados esforços o que não vos poderia dar ENQUANTO NÃO ESTIVÉSSEIS, AINDA, SEGUROS DE VÓS MESMOS.
O homem nada pode nem deve fazer, nem empreender, sem primeiro implorar ao Senhor, do fundo do coração, a sua assistência e a sua proteção. Pois o Senhor, na sua infinita bondade, sabe o que convém a seus filhos, E SEMPRE LHES DÁ FARTAMENTE O QUE CONVENHA, se bem que estes, ingratos e cegos, só muito raramente entendem os desígnios da Divina Providência.
Um pai não dá uma serpente ao filho que lhe pede pão. Vosso Pai não vos recusa, nunca, os favores que vos são necessários. Sabeis, entretanto, O QUE REALMENTE VOS É NECESSÁRIO? Estais em condições de decidir, por vós mesmos, o alimento que convém ao vosso estômago? E podeis compreender o gênero de provação que deveis enfrentar? Não. Vosso Pai, porém, o sabe, e vos alimenta de acordo com a vossa constituição.
Quanto mais a luz se espalhar por entre vós, mais aptos estareis a compreender estas palavras: O PAI DE FAMÍLIA NÃO DÁ PEDRAS AO FILHO QUE LHE PEDE PÃO. Portanto, tratai de pedir ao vosso Pai o pão da vida, e ele vos facultará fartos meios de adquirirdes pelo vosso merecimento. Concentrai o pensamento na recomendação de Jesus: PEDI E SE VOS DARÁ; PROCURAI E ACHAREIS; BATEI E VOS ABRIRÁ: PORQUE QUEM PEDE RECEBE, QUEM PROCURA ACHA E A QUEM BATER A PORTA SE ABRIRÁ. Compreendei bem estas palavras, mas - como sempre - segundo o espírito que vivifica, jamais segundo a letra que mata.
Suplicai ao Senhor que vos torne compreensíveis as suas verdades, e o vosso entendimento se abrirá. Batei à porta da Eternidade, e certamente chegareis ao santuário. Encaminhai-vos ao Dispensador de todas as graças divinas; dirigi-vos a Ele com pureza de coração, pedi-lhe a Luz que esclareça aos vossos irmãos, e colocará nas vossas mãos o facho cujos raios iluminarão o mundo!
quinta-feira, 12 de março de 2015
Assinar:
Postar comentários (Atom)
A DOUTRINA DO CEU P – Qual a Doutrina do Centro Espiritual Universalista da LBV? R – Ela unifica, neste fim de ciclo, todos os...
-
DEUS E A VIDA UNIVERSAL – I P – Mereceram nossa melhor atenção estas palavras: “... a criação do primeiro homem é uma figura, oriund...
-
OS MAGOS – I P – Queremos saber como o CEU da LBV interpreta os versículos 1 a 12, Capitulo Segundo, do Evangelho de Jesus segun...
-
DOUTRINA DO NOVO MANDAMENTO - I P – Chegarão os homens a conquistar, um dia, a felicidade? R – Sem dúvida, porque Deus não nos...
Nenhum comentário:
Postar um comentário