14/04/1970
DEUS E A VIDA UNIVERSAL - I
P - Mereceram nossa melhor atenção estas palavras: ". . . a criação do primeiro homem é uma figura, oriunda da necessidade de se apropriarem os ensinamentos à Humanidade primitiva. Poucos são, ainda hoje, os que estão aptos a entender uma existência que não teve princípio nem terá fim!" E estas outras: "Figuradamente, a genealogia de Jesus vai remontar a Adão, como remonta ao próprio Deus a criação do corpo formado de limo". E estas mais: "Percorreis a genealogia espiritual de Jesus e chegareis a Deus". De acordo com a ciência divina, qual é - liberto da letra que mata, o espírito que vivifica - a realidade, quanto à criação do Espírito e do corpo do homem, e quanto à genealogia espiritual de Jesus?
R - Diz o Espírito da Verdade:
- A questão que propondes, complexa pelo duplo aspecto em que a formulais, referindo-se de um lado ao homem e de outro a Jesus, exige a solução de um problema de ordem mais geral - o da origem do Espírito, de suas fases e trajetórias, de seus destinos, desde o instante inicial da sua existência até chegar à Perfeição.
Na criação, tudo tem uma origem comum: vem do infinitamente pequeno para o infinitamente grande, até Deus, ponto de partida e de reunião. Tudo provém de Deus e para Deus volta: Deus uno, criador incriado, pai de tudo e de todos; motor de tudo quanto existe, pilar inabalável sobre o qual repousam as multidões de mundos disseminados no espaço, como os átomos no ar.
O fluido universal, que toca de perto a Deus e dele parte, constitui, pela sua quintessência, e mediante as combinações, modificações e transformações de que é passível, o instrumento de que serve a Inteligência Suprema para - pela onipotência da sua vontade o operar, no infinito e na eternidade, todas as criações espirituais, materiais e fluídicas, destinadas à vida e à harmonia universais, todos os mundos, todos os seres em todos os reinos da natureza, de tudo o que se move, de tudo quanto vive, de tudo quanto é.
O Apóstolo Paulo sentia a POTÊNCIA CRIADORA DO SENHOR, quando escrevia: "Tudo é dele, tudo é por ele, tudo é nele" (Aos Romanos, capítulo XI, versículo 36). "Em Deus temos a vida, o movimento e o ser" (Atos do Apóstolos, capítulo XVII, versículo 28).
O Espírito, na origem da sua formação, como essência espiritual, princípio de inteligência, sai do TODO UNIVERSAL. O que chamamos O TODO UNIVERSAL é o conjunto dos fluidos existentes no espaço. Estes fluidos são a fonte de tudo o que existe, quer no estado espiritual, quer no estado fluídico, quer no estado material. O Espírito, na sua origem, como essência espiritual, princípio de inteligência, se forma da quintessência desses fluidos, elemento tão sutil que nenhuma expressão pode dar idéia perfeita dele, sobretudo às mentes restritas.
A Boa Vontade do TODO PODEROSO - única essência de vida no infinito e na eternidade - anima esses fluidos para lhes dar o ser, isto é, para, mediante uma combinação sutilíssima, cuja essência só se encontra nas irradiações divinas - fazer deles essências espirituais, princípios primitivos do Espírito em germe e destinados à sua formação. A vida Universal está, assim, por toda a Natureza, em germes eternos, graças a essa quintessência dos fluidos, que somente a vontade de Deus anima, de acordo com as necessidades da harmonia universal - de todos os mundos, de todos os reinos, de todas as criaturas no estado material ou no estado fluídico.
Ao serem formados os mundos primitivos, entram na sua composição todos os princípios, de ordem espiritual, material e fluídica, os quais constituem os diversos reinos que os séculos terão de elaborar.
O princípio inteligente se desenvolve ao mesmo tempo que a matéria, e com ele progride passando da inércia à vida de movimento. Deus comanda o começo de todas as coisas, acompanha paternalmente as fases de cada progresso, atrai a si tudo o que haja atingido a Perfeição. Essa multidão de princípios latentes aguarda, no estado cataléptico, no meio e sob a influência dos ambientes destinados a fazê-los desabrochar, que o Senhor lhes dê uma destinação e os aproprie ao fim a que devam servir, segundo as Leis Naturais, imutáveis e eternas, por Ele mesmo estabelecidas.
Tais princípios sofrem passivamente, através dos tempos, e sob a vigilância dos Espíritos prepostos, as transformações que os hão de desenvolver, passando sucessivamente pelos reinos mineral, vegetal, animal e hominal, e pelas formas e espécies intermediárias, que se sucedem entre cada grupo de dois desses reinos. Chegam dessa maneira, numa progressão contínua, ao período preparatório do estado de ESPÍRITO FORMADO, isto é, ao estado intermédio da encarnação animal e do estado espiritual consciente. Depois, vencido esse período preparatório, chegam ao estado de criaturas possuidoras de livre arbítrio, com inteligência capaz de raciocínio, independente, RESPONSÁVEIS PELOS SEUS ATOS.
Galgam, assim, o fastígio da inteligência, da ciência e da grandeza mental, nascendo, "morrendo", renascendo, até chegarem à Perfeição.
quarta-feira, 31 de dezembro de 2014
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