sexta-feira, 7 de novembro de 2014

05/02/1970
JOÃO, O BATISTA - V

P - O sistema de perguntas e respostas torna muito mais suave as explicações do Espírito da Verdade. Quais o sentido e o alcance das palavras "é avisado o homem que se põe em guarda contra o desconhecido"?
R - É de bom aviso não abraçar cegamente qualquer ideia nova,  não acolher como boas todas máximas pregadas, como mais ou menos eloqüência. Deveis sondar, sempre, cada fato, cada ideia; procurar ver tudo, não com os olhos do corpo, mas com os olhos da alma, da inteligência; escutar, não com os ouvidos materiais, mas com os ouvidos espirituais. O homem deve raciocinar, estudar, aprender bem todas as coisas. Por isso vos dissemos que não foi por haver duvidado que Zacarias ficou mudo. Que pedia ele? Uma prova de que a aparição do Anjo não era um erro, uma alucinação do seu Espírito. Recebeu, pois, uma prova, não um castigo. Poderia Deus considerar crime a ignorância do homem?

P - Tendo em vista as palavras de Zacarias (v.18): "De que modo me certificarei disso, sendo eu já velho e estando minha mulher em idade avançada?",  como deve ser entendida a fala do Anjo (vs. 19-20): "por não teres acreditado nas minhas palavras, que a seu tempo se cumprirão"?
R - Zacarias pediu, já o dissemos, simplesmente uma prova, sem prevenções de dúvida ou de negação. Pedir uma prova era não querer acreditar, unicamente pelas palavras ouvidas, que o fato ocorresse como lhe fora dito. 

P - Sobre a afirmativa "Elias seria João, João fora Elias", que devemos entender por isto: "palavras repetidas e confirmadas mais tarde pela opinião e pela voz pública"?
R - João era considerado geralmente, pelos hebreus, como sendo o profeta Elias que voltara. Precisamente porque a opinião geral via em João o reaparecimento de Elias, é que tantas perguntas lhe foram dirigidas sobre esse ponto, no curso da sua missão, repetindo mais tarde os discípulos a Jesus o que, a tal respeito, diziam os fariseus.

P - Diante das palavras "Elias seria João, João fora Elias", será lícito dizer que as do versículo 17: "Ele irá à sua frente com o Espírito e a virtude de Elias" são a prova da reencarnação?
R - Sim, as palavras do Espírito, ou Anjo, tinham por sentido oculto, e único e verdadeiro, indicar que o Espírito do profeta Elias viria reencarnar no corpo daquele menino que ia nascer de Isabel e de Zacarias.

P - Esse sentido oculto só mais tarde seria explicado pela Terceira Revelação, destinada em explicar em Espírito e Verdade a Lei Natural da Reencarnação, em seu princípio e suas consequências?
R - Certamente, mas esse sentido oculto fora entrevisto desde a origem.

P - Na frase "Os Espíritos do Senhor vestem, muitas vezes - para reerguer a Humanidade - uma libré que aos olhos dos homens é tida por ínfima de acordo com seus preconceitos no tocante às condições sociais. É que o devotamento desses espíritos sabe ser eficaz sob todas as formas", que sentido se deve atribuir a estas palavras: "Uma libré, que aos olhos dos homens, é tida por ínfima, de acordo com seus preconceitos no tocante às condições sociais"? 
R - Falávamos de João. Pensai na condição humílima de Jesus, no ponto de vista do vosso mundo. Que categoria social ocupava ele? Qual a que ocupavam os Apóstolos, os zelosos e fiéis discípulos do Mestre? Homens, não observais ainda hoje, nas classes mais abjetas, segundo o vosso ponto de vista, exemplos de abnegação, de nobreza d'alma que o vosso orgulho desejaria ver somente nas classes elevadas da sociedade? No seio delas, entretanto, é que geralmente, para sua vergonha, menos se produzem esses exemplos.

P - Qual o sentido destas palavras (v. 15): "Ele não beberá vinho, nem bebida alguma espirituosa"?  
R -  Os homens consagrados ao serviço de Deus se obrigavam a uma existência especial. Entre os compromissos que assumiram, estava o da abstenção das bebidas espirituosas ou fermentadas. Os hebreus ofereciam, muitas vezes, um filho ao Senhor, sobretudo se o tinham desejado durante muito tempo e quando se tratava do primogênito, exatamente como, entre vós, muitas mães oferecem seus filhos à Virgem Maria.

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