06/11/1970
O VALENTE
ARMADO
P -
Achamos perfeita analogia do nosso Posto Familiar com aquela passagem do homem
valente que guarda a sua casa. Como o Espírito da Verdade a interpreta para
nós?
R -
Harmonizemos Mateus, XII: 29-37, Marcos, III: 27-30 e Lucas, XI: 21-23 e XII:
10.
         Mateus: 29 -
Disse Jesus: "Como poderá entrar alguém 
         na casa do homem  valente e roubar-lhe  as  alfaias,  se 
         antes não o amarrar? Depois disto é
que lhe  saqueará 
         a casa.    30 - Quem não é por mim é contra mim; quem 
         comigo não junta - espalha.      31 - Eis porque vos digo: 
         todas as blasfêmias  e  todos
 os pecados serão perdoa-
         dos aos homens, menos a  blasfêmia  contra  o
 Espírito 
         Santo, que não o será.   32 - O que alguém disser contra 
         o Filho do  Homem  ser-lhe-á
 perdoado;  mas  não
 terá 
         perdão, nem neste século nem no
futuro, o que alguém 
         disser contra o Espírito Santo.     33 -
Se uma árvore for 
         boa, o seu fruto será bom: se for má,
seus  frutos  serão 
         maus, pois pelo fruto é que se conhece
a árvore.      34 – 
         Raça de víboras, como podeis, sendo
maus, dizer   boas 
         coisas? A boca diz aquilo que está
cheio o coração. 35 – 
         O homem que é bom tira boas coisas do
bom tesouro, e 
         o homem mau tira coisas más do mau
tesouro. 36 - Ora, 
         eu vos digo que os homens, no dia do
julgamento, pres-
         tarão contas de toda palavra ociosa
que houverem pro-
         ferido.   37 - Pelas tuas palavras te justificas, pelas
tuas 
         palavras te condenas".
         Marcos: 27 -
"Ninguém pode entrar na  casa  de  um  ho-
         mem forte e lhe roubar os bens, se
antes  não  o  manie-
         tar; só depois disto conseguirá saquear-lhr
a casa.   28 – 
         Em verdade vos digo que aos  filhos  dos
 homens  serão
         perdoados todos os pecados que hajam  cometido  e  to-
         das as blasfêmias que hajam
pronunciado.     29 - Mas a-
         quele que houver  blasfemado  contra  o
 Espírito  Santo 
         não terá perdão na eternidade: será
réu de  delito  eter-
         no".    30 – Jesus  falava  assim
 porque diziam:  "Ele está 
         possesso de um Espírito impuro".
         Lucas: 21 -
"Quando um homem valente guarda, armado,
         a entrada de sua casa, tudo o que ele
possui está em ple-
         na segurança.  22 - Mas se outro mais forte vem e o  ven-
         ce, levará consigo todas as armas em
que ele  confiava  e 
         se apossará de seus haveres.      23 - Aquele que não está 
         comigo é contra mim; aquele que comigo
não entesoura
         - dissipa". XII: 10 - "Se alguém
falar contra o Filho do Ho-
         mem, isso lhe será perdoado; mas não
terá perdão aque-
         le que blasfemar contra o Espírito
Santo".
Jesus, o temos
dito tantas vezes, falava aos homens daquela época a linguagem que lhe era
adequada; a linguagem que, convindo ao momento não comprometia o futuro que, ao
contrário, era preparado e salvaguardado PARA SER COMPREENDIDO E IMPRESSIONAR A
IMAGINAÇÃO DOS HOMENS DAQUELE TEMPO, O MESTRE USAVA DE IMAGENS MATERIAIS, E
TODAS ENCERRAVAM UMA ADVERTÊNCIA, UMA LIÇÃO, UM ENSINAMENTO. 
Ele o
disse: "O espírito, é que vivifica: as palavras que vos digo são espírito
e vida". Para vós outros chamados a receber a Nova Revelação e a
compreender por meio desta o sentido e o alcance daquelas palavras, é que elas
foram pronunciadas. Sabei, portanto, tirar sempre da letra o espírito, a fim de
aprenderdes o pensamento do Cristo, o sentido verdadeiro de seus
ensinamentos. 
Dizendo o
que consta dos versículos 29 de Mateus e 27 de Marcos, ALUDIA JESUS AO PECADO
QUE, PONDO CERCO AO HOMEM, O RODEIA DE SEDUÇÕES PARA DELE SE APODERAR. E, UMA
VEZ QUE O HAJA EMPOLGADO, O DESPOJA DE TODAS AS SUAS VIRTUDES. Suas palavras
eram, portanto, simbólicas ou emblemáticas. 
Vs. 21 e
22 de Lucas - O homem pode estar certo de vencer desde que se mantenha forte
contra si mesmo, vigilantes sobre a sua consciência, pronto sempre a combater
os maus instintos, os maus pendores e as más paixões. Se, porém, se descuida,
se cai na voluptuosidade e no sono da consciência, nele penetram os vícios, e
lhe impõe suas algemas e terminam por escravizá-lo. Tomam-lhe, uma a uma,
todas as armas, arrancando-lhe uma a uma, as boas resoluções, por fim as
virtudes e, depois de o terem suplantado VOLTAM CONTRA ELE AS SUAS MESMAS
ARMAS, PORQUANTO AS VIRTUDES PERDIDAS SE TORNAM VÍCIOS.
Quem não
pratica o mal deve praticar o Bem que lhe é oposto, pois se negligencia em
praticar o Bem inevitavelmente cai no mal. Aquele a quem falta caridade não é
egoísta e orgulhoso? Aquele que se esquece de seu Deus não se torna ímpio? O
mesmo se dá com as virtudes que não são praticadas: tomam o seu lugar os
vícios, que elas, se cultivadas, poderiam destruir. 
Estas
palavras do versículo 22 de Lucas: "e se apossará de seus haveres"
não são emblemáticas relativamente às inteligências para as quais falava o
Mestre: são o complemento da figura material que ele apresentava aos judeus.
Quem quer que como ladrão penetra na casa de outrem, o desarma e amarra, há de
ter, necessariamente um objetivo material. Por esta razão é que Jesus
acrescentou: "e se apossará de seus haveres". Sem este complemento,
os hebreus não teriam compreendido o motivo do proceder do ladrão, porque do
seu ato não colhia qualquer proveito. 
Certamente
os vícios, que substituam as virtudes no coração daquele que adormece confiante
em si mesmo, não tiram proveito das virtudes destruídas, MAS O TIRAM DA
DESTRUIÇÃO DELAS, DO SEU BANIMENTO DO CORAÇÃO EM QUE FLORESCIAM, NO SENTIDO DE
QUE ASSIM LOGRAM PENETRAR LÁ, ONDE DE OUTRO MODO NÃO TERIAM ACESSO: LOGRAM
ALOJAR-SE LÁ, ONDE NÃO TERIAM ENTRADO: DESPOJAM PORTANTO, AS VIRTUDES DO ASILO
QUE LHES FORA PREPARADO. 
TODA A
VIGILÂNCIA É POUCA, NOS LARES DO NOVO MANDAMENTO. E, POR ISSO, É QUE JESUS
INSISTE, RECOMENDANDO SEMPRE: ORAI E VIGIAI! 
 
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