sexta-feira, 19 de junho de 2015


06/11/1970
O VALENTE ARMADO

P - Achamos perfeita analogia do nosso Posto Familiar com aquela passagem do homem valente que guarda a sua casa. Como o Espírito da Verdade a interpreta para nós?

R - Harmonizemos Mateus, XII: 29-37, Marcos, III: 27-30 e Lucas, XI: 21-23 e XII: 10.

         Mateus: 29 - Disse Jesus: "Como poderá entrar alguém
         na casa do homem  valente e roubar-lhe  as  alfaias,  se
         antes não o amarrar? Depois disto é que lhe  saqueará
         a casa.    30 - Quem não é por mim é contra mim; quem
         comigo não junta - espalha.      31 - Eis porque vos digo:
         todas as blasfêmias  e  todos  os pecados serão perdoa-
         dos aos homens, menos a  blasfêmia  contra  o  Espírito
         Santo, que não o será.   32 - O que alguém disser contra
         o Filho do  Homem  ser-lhe-á  perdoado;  mas  não  terá
         perdão, nem neste século nem no futuro, o que alguém
         disser contra o Espírito Santo.     33 - Se uma árvore for
         boa, o seu fruto será bom: se for má, seus  frutos  serão
         maus, pois pelo fruto é que se conhece a árvore.      34 –
         Raça de víboras, como podeis, sendo maus, dizer   boas
         coisas? A boca diz aquilo que está cheio o coração. 35 –
         O homem que é bom tira boas coisas do bom tesouro, e
         o homem mau tira coisas más do mau tesouro. 36 - Ora,
         eu vos digo que os homens, no dia do julgamento, pres-
         tarão contas de toda palavra ociosa que houverem pro-
         ferido.   37 - Pelas tuas palavras te justificas, pelas tuas
         palavras te condenas".

         Marcos: 27 - "Ninguém pode entrar na  casa  de  um  ho-
         mem forte e lhe roubar os bens, se antes  não  o  manie-
         tar; só depois disto conseguirá saquear-lhr a casa.   28 –
         Em verdade vos digo que aos  filhos  dos  homens  serão
         perdoados todos os pecados que hajam  cometido  e  to-
         das as blasfêmias que hajam pronunciado.     29 - Mas a-
         quele que houver  blasfemado  contra  o  Espírito  Santo
         não terá perdão na eternidade: será réu de  delito  eter-
         no".    30 – Jesus  falava  assim  porque diziam:  "Ele está
         possesso de um Espírito impuro".

         Lucas: 21 - "Quando um homem valente guarda, armado,
         a entrada de sua casa, tudo o que ele possui está em ple-
         na segurança.  22 - Mas se outro mais forte vem e o  ven-
         ce, levará consigo todas as armas em que ele  confiava  e
         se apossará de seus haveres.      23 - Aquele que não está
         comigo é contra mim; aquele que comigo não entesoura
         - dissipa". XII: 10 - "Se alguém falar contra o Filho do Ho-
         mem, isso lhe será perdoado; mas não terá perdão aque-
         le que blasfemar contra o Espírito Santo".

Jesus, o temos dito tantas vezes, falava aos homens daquela época a linguagem que lhe era adequada; a linguagem que, convindo ao momento não comprometia o futuro que, ao contrário, era preparado e salvaguardado PARA SER COMPREENDIDO E IMPRESSIONAR A IMAGINAÇÃO DOS HOMENS DAQUELE TEMPO, O MESTRE USAVA DE IMAGENS MATERIAIS, E TODAS ENCERRAVAM UMA ADVERTÊNCIA, UMA LIÇÃO, UM ENSINAMENTO. 

Ele o disse: "O espírito, é que vivifica: as palavras que vos digo são espírito e vida". Para vós outros chamados a receber a Nova Revelação e a compreender por meio desta o sentido e o alcance daquelas palavras, é que elas foram pronunciadas. Sabei, portanto, tirar sempre da letra o espírito, a fim de aprenderdes o pensamento do Cristo, o sentido verdadeiro de seus ensinamentos. 

Dizendo o que consta dos versículos 29 de Mateus e 27 de Marcos, ALUDIA JESUS AO PECADO QUE, PONDO CERCO AO HOMEM, O RODEIA DE SEDUÇÕES PARA DELE SE APODERAR. E, UMA VEZ QUE O HAJA EMPOLGADO, O DESPOJA DE TODAS AS SUAS VIRTUDES. Suas palavras eram, portanto, simbólicas ou emblemáticas. 

Vs. 21 e 22 de Lucas - O homem pode estar certo de vencer desde que se mantenha forte contra si mesmo, vigilantes sobre a sua consciência, pronto sempre a combater os maus instintos, os maus pendores e as más paixões. Se, porém, se descuida, se cai na voluptuosidade e no sono da consciência, nele penetram os vícios, e lhe impõe suas algemas e terminam por escravizá-lo. Tomam-lhe, uma a uma, todas as armas, arrancando-lhe uma a uma, as boas resoluções, por fim as virtudes e, depois de o terem suplantado VOLTAM CONTRA ELE AS SUAS MESMAS ARMAS, PORQUANTO AS VIRTUDES PERDIDAS SE TORNAM VÍCIOS.

Quem não pratica o mal deve praticar o Bem que lhe é oposto, pois se negligencia em praticar o Bem inevitavelmente cai no mal. Aquele a quem falta caridade não é egoísta e orgulhoso? Aquele que se esquece de seu Deus não se torna ímpio? O mesmo se dá com as virtudes que não são praticadas: tomam o seu lugar os vícios, que elas, se cultivadas, poderiam destruir. 

Estas palavras do versículo 22 de Lucas: "e se apossará de seus haveres" não são emblemáticas relativamente às inteligências para as quais falava o Mestre: são o complemento da figura material que ele apresentava aos judeus. Quem quer que como ladrão penetra na casa de outrem, o desarma e amarra, há de ter, necessariamente um objetivo material. Por esta razão é que Jesus acrescentou: "e se apossará de seus haveres". Sem este complemento, os hebreus não teriam compreendido o motivo do proceder do ladrão, porque do seu ato não colhia qualquer proveito. 

Certamente os vícios, que substituam as virtudes no coração daquele que adormece confiante em si mesmo, não tiram proveito das virtudes destruídas, MAS O TIRAM DA DESTRUIÇÃO DELAS, DO SEU BANIMENTO DO CORAÇÃO EM QUE FLORESCIAM, NO SENTIDO DE QUE ASSIM LOGRAM PENETRAR LÁ, ONDE DE OUTRO MODO NÃO TERIAM ACESSO: LOGRAM ALOJAR-SE LÁ, ONDE NÃO TERIAM ENTRADO: DESPOJAM PORTANTO, AS VIRTUDES DO ASILO QUE LHES FORA PREPARADO. 

TODA A VIGILÂNCIA É POUCA, NOS LARES DO NOVO MANDAMENTO. E, POR ISSO, É QUE JESUS INSISTE, RECOMENDANDO SEMPRE: ORAI E VIGIAI! 

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