terça-feira, 30 de junho de 2015


19/11/1970
FORA DE DEUS NÃO HÁ SEGURANÇA

P - Disse Jesus: "Sem mim, nada podereis fazer". Compreendemos, sinceramente, que toda a nossa segurança está em Deus, no Cristo e no Espírito Santo. Como o Espírito da Verdade explica o versículo 45 de Mateus, no capítulo em estudo?

R - "Parte, então, de novo o Espírito mau, arrebanha sete outros Espíritos ainda piores do que ele, entram na casa e passam a habitá-la; e o último estado do homem fica sendo pior que o anterior." Depois de pronunciar estas palavras, cujos sentidos e alcance já conheceis, o Mestre acrescentou: "Assim acontecerá com esta geração criminosa". A RECAÍDA É PIOR DO QUE A MOLÉSTIA. A GERAÇÃO DE QUE JESUS FALAVA DISPUNHA DE TODOS OS MEIOS PARA SE ESCLARECER E PROGREDIR. Tocada pelas prédicas do Bom Pastor, parte dela tentara reformar-se, mas a boa semente caíra sobre pedregulhos: as más paixões, por um momento sopitadas, voltaram com mais força à antiga habitação, tornando a expiação mais longa e mais dolorosa.

Que o mesmo não suceda com a geração a quem o Cristo hoje se dirige, mediante a Nova Revelação!

Disse o Mestre: "MAIS SE PEDIRÁ A QUEM MAIS SE DEU".
Ora, os que repelem a luz que se lhes apresenta, os que apagam ou fecham os olhos para não vê-la, terão de prestar muito maiores contas do que aqueles que viveram nas trevas da ignorância.

P - Como devemos entender os versículos 27 e 28 de Lucas?

         Lucas: 27 - Ora, aconteceu que, ao dizer Jesus estas
         palavras, uma mulher que estava entre a multidão,
         exclamou e disse-lhe: Bem-aventurada aquela  que
         te concebeu, e o seios que te amamentaram!      28 –
         Ele, porém,  respondeu:   Antes,   bem-aventurados
         são os que ouvem a palavra de Deus e a guardam!

R - A mulher que elevou a voz no meio da multidão falou, como médium, sob a inspiração momentânea de um Guia, que assim deu ensejo à resposta de Jesus. Fora previsto, evidentemente, tudo o que pudesse servir de ensinamento ao povo. 

As palavras da mulher tinham todo cabimento, do ponto de vista das crenças humanas de então, segundo as quais JESUS ERA FILHO DE JOSÉ E MARIA. Realmente, o fato de haver Maria, como os homens acreditavam, gerado a amamentado Jesus, indicava da parte dela grande elevação espiritual. Esta, porém, ela a alcançara antes de lhes ser concedido desempenhar a missão do Redentor, ao passo que aqueles a quem Jesus pregava: pecadores e culpados, pouco até então haviam merecido; ENTRETANTO, MUITOS VIRIAM A MERECER, DESDE QUE RECEBESSEM COM FÉ E PUSESSEM EM PRÁTICA AS PRECIOSAS LIÇÕES QUE LHES ERAM DADAS.

Bem podia Jesus, portanto, dizer: "Mais felizes são os que ouvem a Palavra de Deus e a praticam!" Ele antevia o progresso imenso que fariam os que sinceramente enveredassem pela nova estrada. Também nós, ó bem amados, vos dizemos: - Felizes os que recebem a luz e se esclarecem com seus raios, aqueles que escutam a Palavra do Evangelho e do Apocalipse, pondo-a em prática em Espírito e Verdade! Iniciando-vos, desde a vida terrena nos "mistérios da vida eterna", abreviais a duração das provas no estado de Espíritos livres. Evitais, sobretudo, a expiação, pondo-vos em guarda contra vós mesmos. 

Por tudo isso: PROCURAI PROGREDIR NA VIDA TERRENA E MAIS RAPIDAMENTE PROGREDIREIS, QUANDO VOLTARDES À VIDA ETERNA!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

  A DOUTRINA DO CEU   P – Qual a Doutrina do Centro Espiritual Universalista da LBV?   R – Ela unifica, neste fim de ciclo, todos os...