15/10/1970
CIDADES IMPENITENTES
P - O Evangelho nos fala das "cidades impenitentes",
censuradas por Jesus. Pelo CEU da LBV poderia o Espírito da Verdade explicar
essa passagem?
R - Harmonizemos Mateus, XI: 20-24 e Lucas, X: 13-15.
Mateus: 20 - Jesus começou, então, a exprobar às cida-
des onde realizara tantos milagres por não terem feito
penitência: 21 - "Ai de ti, Corazin!
Ai de ti, Betsaida!
Porque, se os prodígios operados, dentro de vós o tives-
sem sido em Tiro e em Sídon, eles teriam feito penitên-
cia em cilícios e cinza! 22 - Eis porque vos digo que
no
dia do juízo, Tiro e Sídon serão tratadas com menos ri-
gor do que vós. 23 - Tu, Cafarnaum, porventura te ele-
varás até ao céu? Serás abatida até ao inferno, porquan-
to, se os milagres operados dentro dos teus muros o ti-
vessem sido em Sodoma, talvez esta ainda hoje subsis-
tisse! 24 - Eis porque te digo que, no dia do juízo, a ter-
ra de Sodoma será tratada com menos rigor do que tu".
Lucas: 13 - "Ai de ti, Corazin! Ai de ti,
Betsaida! Pois
que, se os prodígios realizados dentro de vós o
tives-
sem sido, outrora, em Tiro e Sídon, elas teriam feito pe-
nitência na cinza e nos silícios! 14 - Eis porque no
dia
do juízo, Tiro e Sídon serão tratados com menos rigor
do que vós! 15 - E tu, Cafarnaum, que te elevaste até ao
céu, submergirás até ao inferno!"
Estas palavras de Jesus se referem AO ESTADO DOS ESPÍRITOS ENCARNADOS
NAQUELA ÉPOCA. Penitência significa arrependimento. Quando diz que Tiro e Sídon
teriam feito penitencia, cobrindo-se de cinza e de silícios, se tivessem visto
os milagres que se operaram em Corazin e Betsaida, o Mestre emprega imagens
materiais apropriadas, como sempre, aos Espíritos daquele tempo.
A PENITÊNCIA DO ESPÍRITO CONSISTE NO CAUSTICANTE REMORSO DE SUAS FALTAS
E NA EXPIAÇÃO QUE LHE SEGUE, MAS TUDO NA ORDEM MORAL. Seria possível,
porventura, que seres materiais, como eram até mesmo os primeiros adeptos do
cristianismo, compreendessem que a penitência moral basta para o resgate das
faltas perante a justiça de Deus? Nas suas transgressões, eles não viam mais do
que o ato material; portanto, NÃO PODIAM ADMITIR UMA REPARAÇÃO QUE NÃO FOSSE
MATERIAL.
Apreciai de outra maneira, ó cristão do Novo Mandamento, todas as
coisas! Procurai O ATO ESPIRITUAL, penitencia-vos dele e, no futuro, não
praticareis mais atos materiais algum capaz de ofender o Senhor! Que o Espírito
em vós domine o corpo; e a carne, subjugada, se tornará instrumento obediente,
próprio a efetuar com mais presteza e maior facilidade a purificação
espiritual.
Jesus declara que os habitantes de Tiro e de Sídon serão tratados com
menos rigor que os de Corazin e Betsaida, PORQUE A ESTES A LUZ FOI TRAZIDA E
ELES A RECUSARAM. "A terra de Sodoma - disse, ainda, o Mestre - será
tratada com menos rigor do que Cafarnaum". É que, em Sodoma, os crimes
tinham principalmente origem no rebaixamento da matéria, ao passo que os de
Cafarnaum se originavam da revolta do Espírito. Fazendo tal distinção entre
Sodoma e Cafarnaum, JESUS QUERIA QUE OS HOMENS COMPREENDESSEM ISTO: DE TODOS OS
CRIMES PASSÍVEIS DE CASTIGO, OS MAIS GRAVES SÃO OS QUE A INTELIGÊNCIA COMETE.
Conhecendo o Senhor as fraquezas da vossa matéria, não pune os seus
arrastamentos senão quando o Espírito participa deles CONSCIENTEMENTE.
Cafarnaum recebera a luz. Fora testemunha dos milagres, mas, impenitente, tudo
rejeitara. Entretanto, Sodoma - afundada no lodaçal da matéria - talvez tivesse
saído da cloaca imunda de suas paixões grosseiras, se ouvisse a Palavra de
Deus. Talvez, presenciando os prodígios do Cristo, tivesse aceitado a luz,
ouvindo a voz do arrependimento e renunciando aos seus crimes, dando ao
Espírito o predomínio sobre os instintos brutais.
Não vos admireis de que Jesus tenha usado o termo "talvez"
quando, ao falar dos sodomitas, declarou: "Talvez Sodoma ainda hoje
subsistisse". Sem dúvida alguma, estando em relação constante e direta com
Deus, ele, como sabeis, tinha a presciência do futuro e, bem assim, o
conhecimento do passado.
DISSE "TALVEZ" PORQUE NÃO CONVINHA QUE FALASSE AOS HOMENS, DE
MODO PRECISO, DOS ATOS DAQUELE QUE NENHUMA CRIATURA PODE SONDAR. ERA MISTER
(TAMBÉM O SABEIS E NÃO O PERCAIS DE VISTA) QUE, COMO SUCEDIA, JESUS PASSASSE
ENTÃO ENTRE OS HOMENS - POR UM HOMEM IGUAL A ELES, E, SENDO ASSIM, NÃO PODIA
APRESENTAR-SE A ELES COMO CONHECEDOR DO JUÍZO DE DEUS.
Nenhum comentário:
Postar um comentário