segunda-feira, 1 de junho de 2015


15/10/1970
CIDADES IMPENITENTES

P - O Evangelho nos fala das "cidades impenitentes", censuradas por Jesus. Pelo CEU da LBV poderia o Espírito da Verdade explicar essa passagem?

R - Harmonizemos Mateus, XI: 20-24 e Lucas, X: 13-15.

         Mateus: 20 - Jesus começou, então,   a exprobar às  cida-
         des onde realizara tantos   milagres por não terem feito
         penitência:      21 - "Ai de ti, Corazin!   Ai de ti, Betsaida!
         Porque, se os prodígios operados, dentro de vós o tives-
         sem sido em Tiro e em Sídon, eles teriam  feito penitên-
         cia em cilícios e cinza!     22 - Eis porque vos digo que no
         dia do juízo, Tiro e Sídon  serão  tratadas com menos ri-
         gor do que vós.    23 - Tu, Cafarnaum, porventura te ele-
         varás até ao céu? Serás abatida até ao inferno, porquan-
         to, se os milagres operados dentro dos teus muros  o ti-
         vessem sido em Sodoma, talvez esta ainda hoje   subsis-
         tisse! 24 - Eis porque te digo que, no dia do juízo, a   ter-
         ra de Sodoma será tratada com menos rigor do que tu".

         Lucas: 13 -   "Ai de ti, Corazin!   Ai de ti, Betsaida!   Pois
         que, se os prodígios realizados  dentro  de  vós  o  tives-
         sem sido, outrora, em Tiro e Sídon, elas teriam feito pe-
         nitência na cinza e nos silícios!     14 - Eis porque no dia
         do juízo, Tiro e Sídon  serão  tratados  com menos rigor
         do que vós! 15 - E tu, Cafarnaum, que te elevaste até ao
         céu, submergirás até ao inferno!"

Estas palavras de Jesus se referem AO ESTADO DOS ESPÍRITOS ENCARNADOS NAQUELA ÉPOCA. Penitência significa arrependimento. Quando diz que Tiro e Sídon teriam feito penitencia, cobrindo-se de cinza e de silícios, se tivessem visto os milagres que se operaram em Corazin e Betsaida, o Mestre emprega imagens materiais apropriadas, como sempre, aos Espíritos daquele tempo.

A PENITÊNCIA DO ESPÍRITO CONSISTE NO CAUSTICANTE REMORSO DE SUAS FALTAS E NA EXPIAÇÃO QUE LHE SEGUE, MAS TUDO NA ORDEM MORAL. Seria possível, porventura, que seres materiais, como eram até mesmo os primeiros adeptos do cristianismo, compreendessem que a penitência moral basta para o resgate das faltas perante a justiça de Deus? Nas suas transgressões, eles não viam mais do que o ato material; portanto, NÃO PODIAM ADMITIR UMA REPARAÇÃO QUE NÃO FOSSE MATERIAL. 

Apreciai de outra maneira, ó cristão do Novo Mandamento, todas as coisas! Procurai O ATO ESPIRITUAL, penitencia-vos dele e, no futuro, não praticareis mais atos materiais algum capaz de ofender o Senhor! Que o Espírito em vós domine o corpo; e a carne, subjugada, se tornará instrumento obediente, próprio a efetuar com mais presteza e maior facilidade a purificação espiritual.

Jesus declara que os habitantes de Tiro e de Sídon serão tratados com menos rigor que os de Corazin e Betsaida, PORQUE A ESTES A LUZ FOI TRAZIDA E ELES A RECUSARAM. "A terra de Sodoma - disse, ainda, o Mestre - será tratada com menos rigor do que Cafarnaum". É que, em Sodoma, os crimes tinham principalmente origem no rebaixamento da matéria, ao passo que os de Cafarnaum se originavam da revolta do Espírito. Fazendo tal distinção entre Sodoma e Cafarnaum, JESUS QUERIA QUE OS HOMENS COMPREENDESSEM ISTO: DE TODOS OS CRIMES PASSÍVEIS DE CASTIGO, OS MAIS GRAVES SÃO OS QUE A INTELIGÊNCIA COMETE.

Conhecendo o Senhor as fraquezas da vossa matéria, não pune os seus arrastamentos senão quando o Espírito participa deles CONSCIENTEMENTE. Cafarnaum recebera a luz. Fora testemunha dos milagres, mas, impenitente, tudo rejeitara. Entretanto, Sodoma - afundada no lodaçal da matéria - talvez tivesse saído da cloaca imunda de suas paixões grosseiras, se ouvisse a Palavra de Deus. Talvez, presenciando os prodígios do Cristo, tivesse aceitado a luz, ouvindo a voz do arrependimento e renunciando aos seus crimes, dando ao Espírito o predomínio sobre os instintos brutais.

Não vos admireis de que Jesus tenha usado o termo "talvez" quando, ao falar dos sodomitas, declarou: "Talvez Sodoma ainda hoje subsistisse". Sem dúvida alguma, estando em relação constante e direta com Deus, ele, como sabeis, tinha a presciência do futuro e, bem assim, o conhecimento do passado.

DISSE "TALVEZ" PORQUE NÃO CONVINHA QUE FALASSE AOS HOMENS, DE MODO PRECISO, DOS ATOS DAQUELE QUE NENHUMA CRIATURA PODE SONDAR. ERA MISTER (TAMBÉM O SABEIS E NÃO O PERCAIS DE VISTA) QUE, COMO SUCEDIA, JESUS PASSASSE ENTÃO ENTRE OS HOMENS - POR UM HOMEM IGUAL A ELES, E, SENDO ASSIM, NÃO PODIA APRESENTAR-SE A ELES COMO CONHECEDOR DO JUÍZO DE DEUS.


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