sexta-feira, 17 de julho de 2015


09/12/1970
A PARÁBOLA DO JOIO

P - Os componentes do nosso Posto querem a explicação da parábola do joio, na Cruzada do Novo Mandamento no Lar. Como a interpreta pelo CEU da LBV, o Espírito da Verdade?

R - Mateus, XIII: 36-43.

         36 - Tendo despedido a multidão, entrou Jesus em sua
         casa.  E os discípulos acercando-se dele,  lhe  pediram:
         "Explica-nos a parábola  do  joio  semeado  no campo".
         37 - Ele, respondendo, lhes disse:  "Aquele que semeia
         o bom grão é o Filho do Homem. 38 - O campo é o mun-
         do;  os  filhos  do  reino  representam o bom grão; os fi-
         lhos da iniquidade são o joio.   39 – O  inimigo  que o se
         meou é Satanás; o tempo da colheita é o fim do mundo;
         os ceifeiros são os Anjos do Senhor.   40 - O  que  se  faz
         com o joio, que é arrancado e queimado no fogo far-se-
         á no fim do mundo.   41 - O Filho do Homem enviará os
         seus Anjos, estes reunirão e levarão  para  fora  do  seu
         reino todos os que são causa de escândalo  e de queda,
         42 -  e  os  lançarão  na  fornalha  de  fogo  e  ali  haverá
         pranto e ranger de dentes. 43 - Então, os justos brilha-
         rão como o sol, no reino do Pai.  Ouça quem tiver ouvi-
         dos de ouvir!"

Estas últimas palavras do Mestre ("OUÇA QUEM TIVER OUVIDOS DE OUVIR!") mostram que ainda era velada a própria linguagem usada na explicação da parábola, deixam ver que para a compreensão exata dos termos empregados e dos pensamentos que eles vestem, necessário é libertar da letra, que mata, o espírito que vivifica.

Elas advertiam os homens de que tivessem cuidado com a maneira de entender a explicação que lhes era dada. OS HOMENS, PORÉM, COMPREENDERAM E INTERPRETARAM AS PALAVRAS DE JESUS SEGUNDO A LETRA, DE ACORDO COM OS PRECONCEITOS E TRADIÇÕES DA ÉPOCA! MATERIALIZANDO AS EXPRESSÕES DO CRISTO, FALSEARAM-LHES O SENTIDO E A INTERPRETAÇÃO. Mas a Nova Revelação, que vos trazemos à luz do Novo Mandamento, vem explicar o pensamento real de Jesus. 

Atenção para o versículo 37: encarregado do progresso da Terra e da sua Humanidade, isto é, do progresso dos Espíritos que nela encarnem. Jesus - desde o aparecimento do homem no vosso planeta - vem semeando bom grão e o semeará sempre; sempre trabalhou e trabalha na obra da vossa regeneração, por intermédio dos Espíritos que o coadjuvavam no desempenho da sua missão, E TRABALHARÁ NELA ATÉ QUE AQUELES ESPÍRITOS ATINJAM A PERFEIÇÃO QUE OS FARÁ OCUPAR, NA HIERARQUIA ESPIRITUAL, A CATEGORIA DOS ESPÍRITOS PUROS. Tendo vindo (pelas palavras que proferiu, pelos atos que praticou, pelos ensinos e exemplos que espalhou) traçar a via do progresso e assentar as bases fundamentais da regeneração humana. Jesus veio, é evidente, semear o bom grão. 

Chamando-se a si mesmo O FILHO DO HOMEM, lembrava aquela missão que, aos olhos materiais era humana. Ao mesmo tempo, pela explicação velada que deu da parábola apropriando às inteligências e as condições da época a sua linguagem que pela letra, atendia às necessidades do momento e, pelo espírito, atenderia às do futuro, MOSTRAVA SEU PODER E SUA SOBERANIA COMO REPRESENTANTE DE DEUS; COMO TENDO RECEBIDO DO ETERNO PAI A INVESTIDURA DE REI DO VOSSO PLANETA, AO QUAL CHAMA "SEU REINO"; COMO DEBAIXO DE SUA AUTORIDADE E AS SUAS ORDENS, OS "ANJOS" DO SENHOR; COMO TENDO O PODER SOBRE A TERRA E, BEM ASSIM SOBRE AS GERAÇÕES HUMANAS, DESDE A PRIMEIRA ATÉ A ÚLTIMA; COMO SENDO QUEM NO "FIM DO MUNDO", FARÁ QUE SEUS "ANJOS" REÚNAM E LEVEM PARA FORA DA TERRA OS FILHOS DA INIQUIDADE SIMBOLIZADOS PELO JOIO, A QUEM OS MANDARÁ LANÇAR NA "FORNALHA DE FOGO", ONDE HAVERÁ PRANTO E RANGER DE DENTES. Nessa ocasião, os filhos do reino, simbolizados pelo bom grão já se havendo tornado justos permanecerão no seu reino, brilhando como o sol.

Versículo 38 - o campo representa o mundo, isto é, o vosso planeta e a sua população. Os filhos do reino, simbolizados pelo bom grão, são os que tendem a progredir e se esforçam por consegui-lo. Os filhos da iniquidade, cujo símbolo é o joio, são os que cedem às más influências por serem ainda maus os seus instintos. 

Versículo 39 - Satanás, que semeou, semeia e ainda semeará na terra o joio - e que figura na parábola como sendo "o inimigo" - são TODOS OS ESPÍRITOS MAUS, DO ERRO E DA MENTIRA, IMPUROS, LEVIANOS, PERVERSOS, (ENCARNADOS OU ERRANTES) QUE, PROCURANDO EXERCER PERNICIOSA INFLUÊNCIA SOBRE OS HOMENS, TRABALHAM POR LHES TRAVAR A EVOLUÇÃO, FAZENDO-OS EVITAR O BEM E PRATICAR O MAL POR PENSAMENTOS, PALAVRAS E ATOS. Em suma, trabalham por arrastá-los para fora das vias do Senhor.

Estas vias são as que de modo completo se acham indicadas pelas seguintes palavras de Jesus, uma vez que sejam bem compreendidas e praticadas em toda a sua extensão, dos pontos de vista material, moral e intelectual, tanto nas relações sociais como nas de família, como ainda no trato de cada um consigo mesmo: "AMAI-VOS UNS AOS OUTROS, COMO EU VOS AMEI. PROCEDEI SEMPRE EM TUDO, PARA COM TODOS, COMO QUEREIS QUE PROCEDAM PARA CONVOSCO".



Nenhum comentário:

Postar um comentário

  A DOUTRINA DO CEU   P – Qual a Doutrina do Centro Espiritual Universalista da LBV?   R – Ela unifica, neste fim de ciclo, todos os...