sábado, 25 de abril de 2015


02/09/1970
IDE E PREGAI

P - Desejamos saber o que significam duas passagens do capítulo em estudo: "Não  procures os gentios e não entreis nas cidades dos samaritanos; ide, antes, em busca das ovelhas perdidas da casa de Israel". Principalmente esta: "Ide e pregai, dizendo: O reino de Deus está próximo!" Quais os sentidos e o alcance de tais palavras de Jesus, segundo o Espírito da Verdade?

R - Quanto a primeira, Jesus queria - ante de tudo - ensinar o apoio aos parentes, estreitando aos olhos dos homens os laços da fraternidade, da família e da pátria. Igualmente, queria evitar se agitassem desde logo os preconceitos dos judeus, que se julgavam OS ÚNICOS APTOS A  RECEBER OS BENEFÍCIOS DE DEUS. Esses gritariam: "Sacrilégio" se vissem os discípulos do Cristo falando de arrependimento e pregando a Palavra do Senhor aos que eles, os hebreus, consideravam excluídos pelo próprio Deus da parte da herança que Deus lhes devia tocar. Assim a pregação dos gentios se faria mais tarde, a tempo e hora. 

Os samaritanos, como sabeis, formavam seita dissidente do hebraísmo. E gentios eram TODOS OS QUE NÃO PROFESSAVAM A FÉ DOS JUDEUS.

Quanto a segunda, entendei: o Reino de Deus está próximo todas as vezes que o homem aceita os meios de chegar a esse reino. O Cristo ensinava aos homens as virtudes humanas, que lhes poderiam abreviar a série das provações terrenas. Portanto, O REINO DE DEUS ESTAVA PRÓXIMO PARA OS QUE LHE SEGUIAM OS ENSINAMENTOS. 

Ainda hoje, hoje mais do que então, Jesus - por nosso intermédio - diz aos verdadeiros cristãos: - O Reino de Deus está próximo porque não mais vos apontam CAMINHOS INDIRETOS para chegardes lá. Não vos podeis mais extraviar, tomando FALSA DIREÇÃO. Servindo-se dos ESPÍRITOS DO SENHOR, que vos trazem a Nova Revelação. 

Ele vos mostra a estrada reta e contínua em que todos vós deveis entrar. Ele vos assinala previamente esta Revelação, os obstáculos que vos detiveram os passos até agora, e diz: - EVITAI-OS! EU VOS ESTENDO AS MÃOS PARA VOS AJUDAR A TRANSPÔ-LOS! E vos mostra os sítios de repouso, onde podereis repor as forças gastas na jornada: a prece, o amor e a fé, praticados sinceramente e não apenas com os lábios. 

Mostra-vos a verdade, a vos clarear o caminho com o seu facho divino, caiu o véu que, por tanto tempo, vos impedia de ver essa claridade libertadora do Evangelho, que restituiu as vistas aos cegos. Mostra-vos a esperança, a vós estender a mão, e vos conduzindo ao lugar em que descansareis.

E vos mostra o amor poderoso do vosso Deus, abrindo-vos as portas do santuário, pensando-vos as chagas, curando-vos as feridas; o amor que, no liminar da morada celeste; vos diz: VINDE TODOS VÓS QUE CHAMEI DOS QUATRO CANTOS DO MUNDO E REPOUSAI DE TODAS AS VOSSAS DORES!

Não vos equivoqueis quanto ao sentido destas palavras figuradas que acabamos de vos dirigir, e que a vossa inteligência pode facilmente compreender. 

O LUGAR EM QUE DESCANSAREIS é o espaço infinito, onde os Espíritos bem-aventurados gozam, numa eterna atividade, da alegria dos eleitos, QUE TODOS OS HOMENS SÃO CHAMADOS A GOZAR, E, DA QUAL, TODOS GOZARÃO. Esse repouso ou descanso, exprime a calma do Espírito que chegou ao termo de suas provações, mediante a comparação como um viajante extenuado, que alcançou o lugar em que repousará, depois da fadiga da marcha e dos rigores do sol.

Mas, bem o sabeis, tanto para o Espírito que chegou ao fim de suas provações, como para aquele que percorre o caminho delas, O TRABALHO E NÃO A INÉRCIA NUMA CONTEMPLAÇÃO ETERNA CONSTITUI A LEI IMUTÁVEL, DENTRO DA ETERNIDADE, NA CONDIÇÃO DE OBREIRO E SERVO DO PAI QUE TRABALHA SEMPRE, QUE CRIOU, CRIA E CRIARÁ INCESSANTEMENTE!

Todavia, para o Espírito que chegou ao fim de suas provações, o trabalho não é o que é para vós. Ele encontra no trabalho uma alegria imensa, complemento da que lhe está prometida. O trabalho, para nós, é MIL VEZES MAIS SUAVE DO QUE, PARA VÓS, O REPOUSO INDOLENTE DA EXISTÊNCIA TERRESTRE.



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