02/09/1970
IDE E
PREGAI
P -
Desejamos saber o que significam duas passagens do capítulo em estudo: "Não procures os gentios e não entreis nas cidades dos
samaritanos; ide, antes, em busca das ovelhas perdidas da casa de Israel".
Principalmente esta: "Ide e pregai, dizendo: O reino de
Deus está próximo!" Quais os sentidos e o alcance de tais
palavras de Jesus, segundo o Espírito da Verdade?
R -
Quanto a primeira, Jesus queria - ante de tudo - ensinar o apoio aos parentes,
estreitando aos olhos dos homens os laços da fraternidade, da família e da
pátria. Igualmente, queria evitar se agitassem desde logo os preconceitos dos
judeus, que se julgavam OS ÚNICOS APTOS A RECEBER OS BENEFÍCIOS DE DEUS.
Esses gritariam: "Sacrilégio" se vissem os discípulos do Cristo falando
de arrependimento e pregando a Palavra do Senhor aos que eles, os hebreus,
consideravam excluídos pelo próprio Deus da parte da herança que Deus lhes
devia tocar. Assim a pregação dos gentios se faria mais tarde, a tempo e
hora.
Os
samaritanos, como sabeis, formavam seita dissidente do hebraísmo. E gentios
eram TODOS OS QUE NÃO PROFESSAVAM A FÉ DOS JUDEUS.
Quanto a
segunda, entendei: o Reino de Deus está próximo todas as vezes que o homem
aceita os meios de chegar a esse reino. O Cristo ensinava aos homens as virtudes
humanas, que lhes poderiam abreviar a série das provações terrenas. Portanto, O
REINO DE DEUS ESTAVA PRÓXIMO PARA OS QUE LHE SEGUIAM OS ENSINAMENTOS.
Ainda
hoje, hoje mais do que então, Jesus - por nosso intermédio - diz aos
verdadeiros cristãos: - O Reino de Deus está próximo porque não mais vos
apontam CAMINHOS INDIRETOS para chegardes lá. Não vos podeis mais extraviar,
tomando FALSA DIREÇÃO. Servindo-se dos ESPÍRITOS DO SENHOR, que vos trazem a
Nova Revelação.
Ele vos
mostra a estrada reta e contínua em que todos vós deveis entrar. Ele vos
assinala previamente esta Revelação, os obstáculos que vos detiveram os passos
até agora, e diz: - EVITAI-OS! EU VOS ESTENDO AS MÃOS PARA VOS AJUDAR A
TRANSPÔ-LOS! E vos mostra os sítios de repouso, onde podereis repor as forças
gastas na jornada: a prece, o amor e a fé, praticados sinceramente e não apenas
com os lábios.
Mostra-vos
a verdade, a vos clarear o caminho com o seu facho divino, caiu o véu que, por
tanto tempo, vos impedia de ver essa claridade libertadora do Evangelho, que
restituiu as vistas aos cegos. Mostra-vos a esperança, a vós estender a
mão, e vos conduzindo ao lugar em que descansareis.
E vos
mostra o amor poderoso do vosso Deus, abrindo-vos as portas do santuário,
pensando-vos as chagas, curando-vos as feridas; o amor que, no liminar da
morada celeste; vos diz: VINDE TODOS VÓS QUE CHAMEI DOS QUATRO CANTOS DO MUNDO
E REPOUSAI DE TODAS AS VOSSAS DORES!
Não vos
equivoqueis quanto ao sentido destas palavras figuradas que acabamos de vos dirigir,
e que a vossa inteligência pode facilmente compreender.
O LUGAR
EM QUE DESCANSAREIS é o espaço infinito, onde os Espíritos bem-aventurados
gozam, numa eterna atividade, da alegria dos eleitos, QUE TODOS OS HOMENS SÃO
CHAMADOS A GOZAR, E, DA QUAL, TODOS GOZARÃO. Esse repouso ou descanso, exprime
a calma do Espírito que chegou ao termo de suas provações, mediante a
comparação como um viajante extenuado, que alcançou o lugar em que repousará,
depois da fadiga da marcha e dos rigores do sol.
Mas, bem
o sabeis, tanto para o Espírito que chegou ao fim de suas provações, como para
aquele que percorre o caminho delas, O TRABALHO E NÃO A INÉRCIA NUMA
CONTEMPLAÇÃO ETERNA CONSTITUI A LEI IMUTÁVEL, DENTRO DA ETERNIDADE, NA CONDIÇÃO
DE OBREIRO E SERVO DO PAI QUE TRABALHA SEMPRE, QUE CRIOU, CRIA E CRIARÁ
INCESSANTEMENTE!
Todavia,
para o Espírito que chegou ao fim de suas provações, o trabalho não é o que é
para vós. Ele encontra no trabalho uma alegria imensa, complemento da que lhe
está prometida. O trabalho, para nós, é MIL VEZES MAIS SUAVE DO QUE, PARA VÓS,
O REPOUSO INDOLENTE DA EXISTÊNCIA TERRESTRE.
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