CIDADES IMPENITENTES
P – O Evangelho nos fala das “cidades impenitentes”,
censuradas por Jesus. Pelo CEU da LBV poderia o Espírito da Verdade explicar
essa passagem?
R – Harmonizemos Mateus, XI: 20-24 e Lucas, X: 13-15.
MATEUS: 20 – Jesus começo,
então, a exprobrar às cidades onde realizara tantos milagres o não terem feito
penitência: 21 “Ai de ti, Corozain! Ai de ti, Betsaida! Porque, se os prodígios
operados, dentro de vós o tivessem sido em Tiro e em Sidon, eles teriam feito
penitência em cilícios e cinza! 22 – Eis porque vos digo que no dia do juízo,
Tiro e Sidon serão tratadas com menos rigor do que vós. 23 – Tu, Cafarnaum,
porventura te elevarás até ao céu? Serás abatida até ao inferno, porquanto, se
os milagres operados dentro dos teus muros o tivessem sido em Sodoma, talvez
esta ainda hoje subsistisse! 24 – Eis porque te digo que, no dia do juízo, a
terra de Sodoma será travada com menos rigor do que tu”.
LUCAS: 13 – “Ai de ti,
Corazin! Ai de ti, Betsaida! Pois que, se os prodígios realizados dentro de vós
o tivessem sido, outrora, em Tiro e em Sidon, elas teriam feito penitência na
cinza e nos cilícios! 14 – Eis porque no dia do juízo, Tiro e Sidon, serão
tratados com menos rigor do que vós! 15 – E tu, Cafarnaum, que te elevaste até
ao céu, submergirás até ao inferno!”.
Estas
palavras de Jesus se referem AO ESTADO DOS ESPÍRITOS ENCARNADOS NAQUELA
ÉPOCA. Penitência significa arrependimento. Quando diz que Tiro e Sidon
teriam feito penitência, cobrindo-se de cinza e de cilícios, se tivessem visto
os milagres que se operaram em Corazin e Betsaida, o Mestre emprega imagens
materiais apropriadas, como sempre, aos Espíritos daquele tempo. A
PENITÊNCIA DO ESPÍRITO CONSISTE NO CAUSTICANTE REMORSO DE SUAS FALTAS E NA  EXPIAÇÃO QUE LHE SEGUE, MAS TUDO NA ORDEM
MORAL. Seria possível, porventura, que seres materiais, como eram até mesmo
os primeiros adeptos do Cristianismo, compreendessem que a penitência moral
basta para o resgate das faltas perante a Justiça de Deus? Nas suas
transgressões, eles não viam mais do que o ato material; portanto, NÃO
PODIAM ADMITIR UMA REPARAÇÃO QUE NÃO FOSSE MATERIAL. Apreciai de outra
maneira, o Cristão do Novo Mandamento, todas as coisas! Procurai O ATO
ESPIRITUAL, penitenciai-vos dele e, no futuro, não praticareis mais atos
materiais algum capaz de ofender o Senhor! Que o Espírito em vós domine o
corpo; e a carne, subjugada, se tornará instrumento obediente, próprio a
efetuar com mais presteza e maior facilidade a purificação espiritual. Jesus
declara que os habitantes de Tiro e de Sidon serão tratados com menos rigor que
os de Corazin e Betsaida, PORQUE A ESTES A LUZ FOI TRAZIDA E ELES A
RECUSARAM. “A terra de Sodoma – disse, ainda, o Mestre – será tratado com
menos rigor do que Cafarnaum”. É que, em Sodoma, os crimes tinham
principalmente origem no rebaixamento da matéria, ao passo que os de Cafarnaum
se originavam da revolta do Espírito. Fazendo tal distinção entre Sodoma e
Cafarnaum, JESUS QUERIA QUE OS HOMENS COMPREENDESSEM ISTO: DE TODOS OS
CRIMES PASSÍVEIS DE CASTIGO, OS MAIS GRAVES SÃO OS QUE A INTELIGÊNCIA COMETE.
Conhecendo o Senhor as fraquezas da vossa matéria, não pune os seus
arrastamentos senão quando o Espírito participa deles CONSCIENTEMENTE.
Cafarnaum recebera a luz. Fora testemunha dos milagres. Mas, impenitente, tudo
rejeitara. Entretanto, Sodoma – afundada no lodaçal da matéria – talvez tivesse
saído da cloaca imunda de suas paixões grosseiras se ouvisse a Palavra de Deus.
Talvez, presenciando os prodígios do Cristo, tivesse aceitado a luz, ouvindo a
voz do arrependimento e renunciando aos seus crimes, dando ao Espírito o
predomínio sobre os instintos brutais. Não vos admireis de que Jesus tenha
usado o termo “talvez” quando, ao falar dos sodomitas, declarou: “Talvez Sodoma
ainda hoje subsistisse”. Sem dúvida alguma, estando em relação constante e
direta com Deus, ele, como sabeis, tinha a presciência do futuro e, bem assim,
o conhecimento do passado. DISSE “TALVEZ” PORQUE NÃO CONVINHA QUE FALASSE
AOS HOMENS, DE MODO PRECISO, DOS ATOS DAQUELE QUE NENHUMA CRIATURA PODE SONDAR.
ERA MISTER (TAMBÉM O SABEIS E NÃO O PERCAIS DE VISTA) QUE, COMO SUCEDIA, JESUS
PASSASSE ENTÃO ENTRE OS HOMENS – POR UM HOMEM IGUAL A ELES, E, SENDO ASSIM, NÃO
PODIA APRESENTAR-SE A ELES COMO CONHECEDOR DO JUÍZO DE DEUS.
 
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