DEUS E A VIDA UNIVERSAL – I
P – Mereceram nossa melhor
atenção estas palavras: “... a criação do primeiro homem é uma figura,
oriunda da necessidade de se apropriarem os ensinamentos à Humanidade
primitiva. Poucos são, ainda hoje, os que estão aptos a entender uma existência
que não teve princípio nem terá fim!” E estas outras: “Figuradamente, a
genealogia de Jesus vai remontar a Adão, como remonta ao próprio Deus a criação
do corpo formado de limo”. E estas mais: “Percorrei a genealogia
espiritual de Jesus e chegareis a Deus”. De acordo com a ciência divina,
qual é – liberto da letra, que mata, o espírito que vivifica – a realidade,
quanto à criação do Espírito e do corpo do homem, e quanto à genealogia
espiritual de Jesus?
R – Diz o Espírito da
Verdade: – A questão que propondes, complexa pelo duplo aspecto em que a
formulais, referindo-se de um lado ao homem e de outro a Jesus, exige a
solução de um problema de ordem mais geral – o da origem do Espírito, de suas
fases e trajetórias, de seus destinos, desde o instante inicial da sua
existência até chegar à Perfeição. Na criação, tudo tem uma origem comum: vem
do infinitamente pequeno para o infinitamente grande, até Deus, ponto de
partida e de reunião. Tudo provém de Deus e para Deus volta: Deus uno, Criador
incriado, pai de tudo e de todos; motor de tudo quanto existe, pilar inabalável
sobre o qual repousam as multidões de mundos disseminados no espaço, como os
átomos no ar. O fluido universal, que toca de perto a Deus e dele parte,
contitui, pela sua quintessência, e mediante as combinações, modificações e
transformações de que é passível, o instrumento de que se serve a Inteligência
Suprema para – pela onipotência da sua vontade 0 operar, no infinito e na
eternidade, todas as criações espirituais, materiais e fluídicas, destinadas à
vida e à harmonia universais, todos os mundos, todos os seres em todos os
reinos da Natureza, de tudo o que se move, de tudo quanto vive, de tudo
quanto é. O Apóstolo Paulo sentia a POTÊNCIA CRIADORA DO SENHOR, quando
escrevia: “Tudo é dele, tudo é por ele, tudo é nele” (Aos Romanos, cap.
XI, v. 36). “Em Deus temos a vida, o movimento e o ser” (Atos dos
Apóstolos, cap. XVII, v. 28), O Espírito, na origem da sua formação, como
essência espiritual, princípio de inteligência, sai do TODO UNIVERSAL. O que
chamamos O TODO UNIVERSAL é o conjunto dos fluidos existentes no espaço. Estes
fluidos são a fonte de tudo o que existe, quer no estado espiritual, quer no
estado fluídico, quer no estado material. O Espírito, na sua origem, como
essência espiritual, princípio de inteligência, se forma da quintessência
desses fluidos, elemento tão sutil que nenhuma expressão pode dar idéia
perfeita dele, sobretudo às mentes restritas. A Boa Vontade do TODO-PODEROSO –
ÚNICA ESSÊNCIA DE VIDA NO INFINITO E NA ETERNIDADE – anima esses fluidos para
lhes dar o ser, isto é, para, mediante uma combinação sutilíssima, cuja
essência só se encontra nas irradiações divinas – fazer deles essências espirituais,
princípios primitivos do Espírito em germe e destinados à sua formação. A vida
universal está, assim, por toda a Natureza, em germes eternos, graças a essa quintessência
dos fluidos, que somente a vontade de Deus anima, de acordo com as
necessidades da harmonia universal – de todos os mundos, de todos os reinos, de
todas as criaturas no estado material ou no estado fluídico. Ao serem formados
os mundos primitivos, entram na sua composição todos os princípios, de ordem
espiritual, material e fluídica, os quais constituem os diversos reinos que
os séculos terão de elaborar. O principio inteligente se desenvolve ao
mesmo tempo que a matéria, e com ela progride, passando da inércia à vida de
movimento. Deus comanda o começo de todas as coisas, acompanha paternalmente as
fases de cada progresso, atrai a si tudo o que haja atingido a Perfeição. Essa
multidão de princípios latentes aguarda, no estado cataléptico, no meio e sob a
influência dos ambientes destinados a faze-los desabrochar, que o Senhor lhes dê
uma destinação e os aproprie ao fim a que devam servir, segundo as Leis
Naturais, imutáveis e eternas, por Ele mesmo estabelecidas. Tais princípios
sofrem passivamente, através dos tempos, e sob a vigilância dos Espíritos
prepostos, as transformações que os hão de desenvolver, passando sucessivamente
pelos reinos mineral, vegetal, animal e hominal, e pelas formas e espécies
intermediárias, que se sucedem entre cada grupo de dois desses reinos. Chegam
dessa maneira, numa progressão contínua, ao período preparatório do estado de
ESPÍRITO FORMADO, isto é, ao estado intermédio da encarnação animal e do estado
espiritual consciente. Depois, vencido esse período preparatório, chegam ao
estado de criaturas possuidoras de livre arbítrio, com inteligência capaz de raciocínio,
independente, RESPONSÁVEIS PELOS SEUS ATOS. Galgam, assim, o fastígio da
inteligência, da ciência e da grandeza mental, nascendo, “morrendo”,
renascendo, até chegarem à Perfeição.
Nenhum comentário:
Postar um comentário