IDE E PREGAI
P – Desejamos saber o que significam duas passagens do
capitulo em estudo: “Não procures os gentios e não entreis nas cidades dos
samaritanos; ide, antes em busca das ovelhas perdidas da casa de Israel”.
Principalmente esta: “Ide e Pregai, dizendo: o reino de Deus está próximo!”
Quais o sentido e o alcance de tais palavras de Jesus, segundo o Espírito da
Verdade ?
R – Quando a primeira, Jesus queria – antes de tudo –
ensinar o apoio aos parentes, estreitando aos olhos dos homens os laços da
fraternidade, da família e da pátria. Igualmente, queria evitar se agitassem
desde logo os preconceitos dos judeus, que se julgavam OS UNICOS APTOS A RECEBER OS BENEFÍCIOS DE DEUS. Esses gritariam:
”Sacrilégio” se vissem os discípulos do Cristo falando de arrependimento e
pregando a Palavra do Senhor aos que eles, os hebreu, consideravam excluídos
pelo próprio Deus da parte da herança que lhes devia tocar. Assim a pregação
dos gentios se faria mais tarde, a tempo e hora. Os samaritanos como sabeis,
formavam seita dissidente do hebraísmo. E gentios eram TODOS OS QUE NÃO PROFESSAVAM A FÉ DOS JUDEUS. Quanto a segunda
entendei: o Reino de Deus está próximo todas as vezes que o homem aceita os
maus de chegar a esse reino. O Cristo ensinava aos homens as virtudes humanas,
que lhes poderiam abreviar a serie das provações terrenas. Portanto, O REINO DE DEUS ESTAVA PRÓXIMO PARA OS QUE
LHE SEGUIAM OS ENSINAMENTOS. Ainda hoje, hoje mais do que então, Jesus –
por nosso intermédio - diz aos verdadeiros cristãos: - O Reino de Deus está
próximo porque não mais se vos apontam CAMINHOS
INDIRETOS para chegardes lá. Não vos podeis mais extraviar, tomando FALSA
DIREÇÃO. Servindo-se dos ESPÍRITOS DO
SENHOR, que vos trazem a Nova Revelação. Ele vos mostra a estrada reta e
continua em que todos vos deveis entrar. Ele vos assinala previamente esta
Revelação, os obstáculos que vos detiveram os passos até agora, e diz: - EVITAI-OS! EU VOS ESTENDO AS MÃOS PARA VOS
AJUDAR A TRANSPÔ-LOS! E vos mostra os sítios de repouso, onde podereis as
forças gastas na jornada: a prece, o amor e a fé, praticados sinceramente e não
apenas com os lábios. Mostra-vos a verdade, a vos clarear o caminho com o seu
facho divino, caldo o véu que, por tanto tempo, vos impedia de ver essa
claridade libertadora do Evangelho, que restitui a vista aos cegos. Mostra-vos
a esperança, a vós estender a mão e vos conduzindo ao lugar em que
descansareis. E vos mostra o amor que, poderoso do vosso Deus, abrindo-vos as
portas do santuário, pensando-vos as chagas, curando-vos as feridas; o amor
que, no limiar da morada celeste; vos diz: VINDE
TODOS VÓS, QUE CHAMEI DOS QUATRO CANTOS DO MUNDO E REPOUSAI DE TODAS AS VOSSAS
DORES! Não vos equivoqueis quanto ao sentido destas palavras figuradas que
acabamos de vos dirigir, e que a vossa inteligência pode facilmente
compreender. O LUGAR EM QUE DESCANSAREIS
é o espaço infinito, onde os Espíritos bem-aventurados gozam, numa eterna
atividade, da alegria dos eleitos, QUE
TODOS OS HOMENS SÃO CHAMADOS A GOZAR E DA QUAL TODOS GOZARÃO.Esse repouso,
ou descanso, exprime a calma do Espírito que chegou ao termo de suas provações
, mediante a comparação com um viajante extenuado, que alcançou o lugar em que
repousará, depois da fadiga da marcha e dos rigores do sol. Mas, bem o sabeis,
tanto para o Espírito que chegou ao fim de suas provações, como para aquele que
percorre o caminho delas, O TRABALHO E
NÃO A INÉRCIA NUMA CONTEMPLAÇÃO ETERNA, CONSTITUI A LEI IMUTÁVEL, DENTRO DA
ETERNIDADE, NA CONDIÇÃO DE OBREIRO E SERVO DO PAI QUE TRABALHA SEMPRE, QUE
CRIOU, CRIA E CRIARÁ INCESSANTEMENTE! Todavia ,para o Espírito que chegou
ao fim de suas provações, o trabalho não é o que é para vós,.Ele encontra no
trabalho uma alegria imensa, complemento da que lhe está prometida. O trabalho,
para nós, é MIL VEZES MAIS SUAVE DO QUE,
PARA VÓS, O REPOUSO INDOLENTE DA EXISTÊNCIA TERRESTRE.
 
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